Cirurgia Intrauterina
ou Cirurgia Fetal

Fonte da reportagem: https://globoplay.globo.com/v/13625011/
Em quais condições
é indicada?
A Cirurgia Fetal de Mielomeningocele é indicada para a correção intrauterina da mielomeningocele diagnosticada antes da 27° semana de idade gestacional. A partir desta data, há indícios na literatura médica que a cirurgia traria poucos benefícios.
É importante, sempre que possível, fazer um rastreamento de outras malformações associadas, que eventualmente podem contraindicar o procedimento da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele. Esta correção também não é realizada nos casos de gestação gemelar.
Como é realizada a Cirugia Fetal de Mielomeningocele?
Um estudo publicado em uma revista médica altamente conceituada, The New England Journal of Medicine,
tornou inquestionável a superioridade dos resultados da correção intrauterina da MMC quando comparados aos da cirurgia pós-natal.
Destaca-se a melhora, e eventualmente abolição de sequelas motoras, e diminuição do grau de hidrocefalia e da necessidade de derivação do líquor da cabeça para o abdome pelo implante de uma válvula. Neste estudo, a correção intrauterina da MMC foi realizada por cirurgia fetal a céu aberto. Trata-se de cirurgia com abertura da cavidade abdominal materna, exposição do útero que, em seguida é aberto, e procedida a Cirurgia Fetal de Mielomeningocele diretamente no feto.
​
Tem como vantagens uma melhor visualização e abordagem do defeito que pode ser corrigido, de forma semelhante à
cirurgia pós-natal. A principal desvantagem é que esta abertura uterina deixa um ponto de fraqueza, onde pode haver​

​
ruptura durante um trabalho de parto desta gestação ou de futuras, o que induz a necessidade de cesáreas. Atualmente, tem sido desenvolvidas técnicas para prescindir da incisão no útero materno baseadas na videocirurgia. Por uma abertura no próprio útero (cirurgia fetal a céu aberto) ou por via videocirúrgica, há peculiaridades para cada método e indicações relativas. A Cirurgia Fetal de Mielomeningocele é um procedimento de um porte maior, e a gestante permanece internada para observação e controle da atividade uterina por três a quatro dias.
Entre em contato
conosco
Esperamos contribuir sua luta!
Av Reública Argentina 2403, CEP 80610-260 Curitiba - Paraná
CNPJ: 34.711.886/0001-01